segunda-feira, 20 de outubro de 2008

BAIXE DE GRAÇA O DOCUMENTÁRIO "A NEGAÇÃO DO BRASIL"

A Negação do Brasil é um dos documentários mais importantes dos últimos dez anos, pois tem como gancho para discutir a questão racial no Brasil uma coisa muito comum no cotidiano dos brasileiros, as telenovelas. Qual brasileiro que tem televisão em casa nunca teve uma novela da sua preferência? As novelas se tornaram algo muito importante de certa forma influenciadoras da nossa sociabilidade contemporânea.

O problema não é assistir ou não as novelas, mas perceber como elas reforçam ou revitalizam certos imaginários sociais preconceituosos e racistas. O diretor, Joel Zito, vai fundo nas telenovelas ao apresentar os papéis que os atores negros tem feito faz uma discussão muito profunda sobre preconceitos, racismo, esteriótipos e construção da brasilidade, ou seja, dos parâmetros que dizem o que é ser brasileiro.

O diretor mostra que apesar do sucesso de Isaura Bruno, primeira atriz negra na novela “Direito de Nascer”, em 1965, a carreira dela não "foi para frente". Se o padrão não se repetiu totalmente, pois tivemos diversos atores(izes) trabalhando em novelas, a permanência foi o tipo de papéis que os diretores ofereciam para esses atores, independente da suas qualidades profissionais. Ela fez o papel de uma empregada, a “mamãe Dolores”, e sem saber iniciou o que seria uma constante, ou seja, os papéis de empregados subordinados. Depois de algumas décadas foi montado outro padrão que é o de famílias negras cheias de problemas e desestruturadas, quando comparadas a famílias da mesma novela.

O documentário é uma excursão na história das telenovelas no Brasil onde não é possível sair ileso ao assisti-lo. É como um véu caindo. Como entender a ausência de atores em personagens diversos. Só uma explicação é plausível para explicar o que acontece nestes mais de 40 anos de telenovelas, o racismo.

A negação do Brasil é um aviso de como as novelas negaram (e negam) espaço a metade do povo brasileiro, ou seja, os negros.





Junto com o documentário foi publicado um livro. O blog Trocando uma idéia sobre tudo tem um link para quem quer dar uma lida no livro de graça. Clique aqui e boa leitura.




Os links do filme seguem abaixo. Para Juntar os arquivos use o programa HJ-split. Para instalar o programa clique aqui e para saber como usá-lo clique aqui.

A Negação do Brasil - (01 DE 07) mediafire
(73 MB)
A Negação do Brasil - (02 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (03 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (04 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (05 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (06 DE 07) mediafire (73 MB)
A Negação do Brasil - (07 DE 07) mediafire (66,7 MB)

LINK ALTERNATIVO DO MEGAUPLOAD
(inserido em 15.05.2010)Sinopse
Nome: Negação do Brasil
Direção: Joel Zito
Gênero: Documentário
Ano: 2000

Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 90 minutos
Tipo: Arquivo em WMV
Tamanho 504 Mb


Colocamos também este documentário no youtube. Ajude a divulgar em outros blogs, no orkut, myspace, etc. pegando os links no canal do youtube do Aldeiagriot

A Negação do Brasil - 01 de 08


A Negação do Brasil - 02 de 08


A Negação do Brasil - 03 de 08




BAIXE TAMBÉM:

7 comentários:

  1. Olá! Venho aqui fazer uma crítica pequena, frente a um site tão bacana e uma iniciativa tão subversiva e revolucionária quanto a de vocês, hehehe! :)

    É o seguinte;
    quando vocês disponibilizam os filmes em formato wmv e precisando o hjsplit pra juntar as partes, você slimitam o acesso a quem utiliza sistema Windows (que, diga-se de passagem, é o maid FDP do mundo né?). Sendo assim, gostaria que pensassem nos usuários de outros sistemas operacionais como Linux ou Macintosh... pois não existe o hjsplit pra eles. O melhor é deixar os filmes em avi ou rmvb e para juntar as partes, fazer em formato .rar que é universal, acessível de todos os sistemas! ;) Eu adoraria baixar todos estes filmes, mas não utilizo windows... :)

    Abraços!
    Força sempre!

    ResponderExcluir
  2. Hum situação inusitada que nunca tinha sido apresentada. A pricípio a opção do hj foi porque poderiamos cortar os vídeos em formatos menores que o do RAR (que fica com uns 98Mb) para facilitar a vida de quem tem uma banda larga "estreita" e precária.

    Nunca verificamos a compaibilidade com outros sistemas. Vamos consertar isso e disponibilizar em RAR. Afinal vc tem razão, pois geralmente ficamos reféns do windows, google, yahoo, etc. porque não testamos ou procuramos opções.

    Obrigado pelo aviso e vamos fazer um esforço para ainda na primeira quinzena de novembro disponibilizar todos os filmes na opção RAR.

    abraços e muito axé.

    Obs. Favor mande seu emil pelo nosso formulário ou aqui mesmo no comentários.

    ResponderExcluir
  3. meu email é tanta.elefanta@gmail.com

    Muito obrigada! :) Mas vocês realmente tiem uma preocupaçnao a se considerar, que é a dabanda estreita... ê dificuldade, heehehe... ;)

    Valeuznao! Tô adorando fuçar o site de vcs!

    ResponderExcluir
  4. ola, a parte 7 nao esta baixando, o link para download nao aparece. `como fazer?

    ResponderExcluir
  5. Olá Claudia. Testamos o link 7 e deu certo. Talvez tenha sido um problemas temporário do mediafire.

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou tentando fazer o download do documentário, mas na hora da extração, o arquivo 6 consta como corrompido. Já baixei de novo outras vezes, mas continua dando o mesmo erro...Agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Pedro, baixei todos as partes e montei e não deu problema, mas como o mediafire é um pouco instável talvez seja este o problema.

    Estou colocando um link do megaupload que vai dar mais uma opção para baixar.

    Muito axé e militância sempre.

    ResponderExcluir

Muito axé e militância pessoal e obrigado pelos comentários.